Remo: Fernanda Nunes é eliminada na 1ª fase no Mundial de Beach Sprint na Turquia
Terça-feira, 18/11/2025 - 03:27
David Souza é um dos cinco melhores remadores do mundo no beach sprint, nova modalidade do programa olímpico para os Jogos de Los Angeles 2028. O atleta brasileiro obteve o melhor resultado do país no Campeonato Mundial de Antalya (Turquia), que terminou na manhã deste domingo, 8, ao alcançar às quartas de final no individual masculino e parar somente diante do norte-americano Christopher Bak, tricampeão mundial da prova (2022, 2024 e 2025).

"Volto para casa bem feliz com o resultado, conseguimos o quinto lugar do mundo, perdendo para o campeão. Fizemos uma prova bem dura, e depois ele e o treinador vieram falar comigo, me parabenizaram pelo trabalho. Por um momento, acharam que poderiam perder pelo jeito como a prova estava se desenrolando. Então, é dar sequência no trabalho e continuar acreditando que podemos estar na ponta", resumiu David, que disputou o Mundial pelo segundo ano consecutivo.

O remador brasileiro se destacou desde a abertura da competição. Logo em sua primeira tomada de tempo, ainda na quinta-feira, David fez a sétima melhor marca (2:36.46) e já garantiu um lugar nas oitavas de final. Na fase seguinte, superou o holandês Erwin Wiltenburg com dois segundos de vantagem e, diante de Bak nas quartas de final, fez o confronto mais equilibrado de toda a competição masculina: apenas 1.4s de desvantagem para o norte-americano (2:21.28 contra 2:22.66).

Quem também avançou à fase de mata-mata em Antalya foi Thalita Rosa. A brasileira disputou as oitavas de final, após se classificar com o melhor tempo no segundo Time Trial, mas não conseguiu superar a lituana Raminta Morkunaite no primeiro duelo eliminatório. Já a dupla mista Vangelys Reinke e Fernanda Nunes parou na primeira fase, tendo terminado as tomadas de tempo em 17º e 12º lugares, respectivamente.

"A participação brasileira no Mundial este ano foi bem mais expressiva. Conseguimos fazer uma aclimatação na Itália, pudemos fazer mais tomadas de tempo e chegamos com a equipe mais preparada na Turquia. Os resultados foram muito bons, e os atletas mostraram que estamos evoluindo e que ainda temos muito a crescer na modalidade", analisou a treinadora da seleção brasileira, Manuela Marsilli.

O próximo compromisso dos quatro atletas é o Campeonato Brasileiro de Beach Sprint, de 28 a 30 de novembro, em Vitória (ES). Já o próximo Mundial da modalidade está marcado para Qingdao (China), entre 15 e 18 de outubro de 2026.

Confira abaixo os resultados dos brasileiros em cada fase da competição:

Time Trial 1:
David Souza: 2:36.46 (7º lugar)
Thalita Rosa: 3:00.92 (16º lugar)
Fernanda Nunes/Vangelys Reinke: 2:30.67 (17º lugar)

Time Trial 2
Thalita Rosa: 2:59.05 (1º lugar)
Fernanda Nunes/Vangelys Reinke: 2:42.82 (12º lugar)

Oitavas de final
David Souza 2:29.86 x 2:31.96 Erwin Wiltenburg (Holanda)
Thalita Rosa 2:52.47 x 2:43.55 Raminta Morkunaite (Lituânia)

Quartas de final
David Souza 2:22.68 x 2:21.28 Christopher Bak (EUA)

Fonte: CBR


fernandanunesoly

Mundial de Beach Sprint 2025

Escrevi mil textos, guardei 3 deles e não tô postando nenhum dos que realmente escrevi.
Publico esse post aqui como forma simbólica de virar essa página e seguir para o que me espera nos próximos capítulos.
Aproveito pra agradecer às minhas pessoas favoritas e aos grandes profissionais que me apoiaram nessa jornada - que continuará. Agradeço por tudo o que fizemos e agradeço por todo o acolhimento diante das adversidades que nos cruzaram nessa competição. Não tenho dúvidas do nosso esforço coletivo e da nossa mais linda entrega. Vamos juntos aprender o que temos pra aprender e lapidar esse nosso diamante bruto. Vocês são incríveis e é por vocês que me mantenho no jogo. 💜

Segue a lista gigante e de gigantes rs:
Meu filho (claro)
Ao Meu pai que agora tem Instagram @guillhermearrudaleal
Ao querido @neywilson
@master_trainer_felipe_martins_
@nathaliacardoso.psi 💜
@manuela_marsilli @emanuelborgesremo @claudiomello15_oly
@renataparra_nutri @caiosenise @anacarolinacorte @marisa_mks @maxrecovery @vitalispharma
@josuemoraesrj
@ruiraggio @joaocob2016 @fepfderbli @ludmilatb_fisio @fisioraphael @vidal_fisio
@carlosremomartins @silviapontesremo
às minhas bests @gsall @polianaokimoto
@remobrasil @removascodagama @esportegovbr @esportegovrj @edson__salles @rowing_club_peloro @prof.luiz_felipesilva @werner_hoher @tata_capovilla

Ao meu parceiro de barco @vangelys_reinke levaremos mais essa história pra contar com todos os ensinamentos que ela nos trouxe.
Aos meus colegas de equipe @david.souzaa_ e @thalita_rowing demos um show de espírito de equipe e companheirismo. Me sinto genuinamente feliz com a evolução de vcs. Em especial pelo 5º lugar do David que deixa claro que estamos no caminho e conforta o meu coração de alguma forma.
Por agora, vou tirar umas férias e não participarei do Campeonato de Beach que vai acontecer em Vitória - eu realmente adoraria ir, mas... Levei meu corpo e minha mente ao extremo. É hora de cuidar de mim.

Sobre o remo, renovo diariamente meus votos de 🧡

Até a próxima 😉



Fonte: Instagram da remadora Fernanda Nunes