Com dúvida sobre retorno de Cuesta, Fernando Diniz vê confiança dos substitutos da zaga em baixa no Vasco
Em recuperação de um problema muscular na coxa, Carlos Cuesta passará por uma reavaliação diária no Vasco, mas o próprio Fernando Diniz indicou que o defensor tem poucas chances de enfrentar o Vitória, no próximo domingo. A ausência do colombiano virou dor de cabeça para o treinador, que viu a pressão sobre os zagueiros substitutos aumentar com falhas em sequência nas últimas oportunidades como titulares.
Contra o Palmeiras, Lucas Oliveira foi o escolhido para substituir o zagueiro e formar dupla com Robert Renan. Era a primeira oportunidade do defensor como titular desde fevereiro no clube. A atuação, porém, não foi positiva.
O zagueiro esteve envolvido diretamente nos dois primeiros gols, marcados por Flaco López. No primeiro, não conseguiu cortar o passe e desviou a bola para os pés do atacante argentino, que carregou e abriu o placar para o Palmeiras. Depois, escorregou no gramado no momento do cruzamento de Piquerez e viu Hugo Moura acertá-lo na hora de afastar a bola, que sobrou para Flaco finalizar de canhota dentro da área e ampliar para o Verdão
No segundo tempo, Oliveira também perdeu disputa para Vitor Roque em lances que, por pouco, não se tornaram o quarto gol do time paulista. Um terminou em gol anulado por impedimento do atacante, e, em outra oportunidade, Léo Jardim fez grande defesa. Durante a etapa final, a paciência da torcida vascaína se esgotou com o defensor, que foi vaiado na substituição por Mateus Carvalho.
— Faz parte da vida do jogador. Ele (Oliveira) tem que saber absorver e vai saber absorver. Ele veio ganhando essa condição nos treinamentos e, embora não tenha começado uma partida desde fevereiro, jogou praticamente uma partida inteira contra o Flamengo no Maracanã. Agora é saber absorver as críticas da torcida e está tudo certo. Torcedor tem que vaiar mesmo e está tudo bem. O Lucas é um menino muito forte — afirmou Diniz na coletiva de imprensa.
Aos 17 min do 1º tempo - gol de dentro da área de José Manuel López do Palmeiras contra o Vasco
Antes da consolidação de Cuesta no time titular, quem vinha recebendo oportunidades em praticamente todos os jogos era Lucas Freitas. O defensor, porém, perdeu espaço justamente depois de uma falha que originou o gol que abriu o placar para o Bahia, na vitória do Vasco por 3 a 1, há duas rodadas.
Na ocasião, Freitas errou passe na saída de bola para Hugo Moura, e Sanabria aproveitou para roubar a posse praticamente dentro da área e marcar para o Bahia. Diniz sacou o zagueiro ainda na primeira etapa, depois que Jean Lucas foi expulso, e chegou à vitória de virada por 3 a 1. Assim como Oliveira, o Lucas Freitas também precisou enfrentar as vaias da torcida em campo depois do erro, até ser substituído.
Contra o Cruzeiro, com Carlos Cuesta e Robert Renan à disposição, Lucas Freitas começou no banco e, diante do Palmeiras, foi preterido por Oliveira para substituir o colombiano, lesionado.
Dúvida contra o Vitória
Questionado sobre a possibilidade do retorno dos lesionados, Diniz indicou que Matheus França, fora da partida contra o Palmeiras por uma entorse no tornozelo, tem mais chances de voltar em relação a Cuesta, que sofreu um edema muscular no adutor da coxa.
Após o duelo contra o Vitória, o treinador terá dez dias de descanso sem partidas por causa da Data Fifa. Neste momento, a tendência é de que o retorno do colombiano seja trabalhado para o jogo seguinte à pausa, contra o Fortaleza, no dia 15 de outubro.
- A gente vai avaliar e pode ser que os dois tenham condição de jogar. O Matheus França tem mais chance. O Cuesta é um problema muscular que não preocupa muito a gente. Não vou criar expectativa que vai jogar, mas não vou arriscar. Ele ficou com o problema muscular, mas ficou um pouco ainda no campo. Não foi um problema que teve e saiu imediatamente. Ele fez um exame que acusou um problema que não sei ainda a dimensão, mas recebi comentários positivos. Acho que ele preocupa mais que o Matheus França para o jogo de domingo.
Diniz, por outro lado, terá o retorno de Cauan Barros, fora da última partida por suspensão. Com as falhas dos zagueiros nos últimos jogos e o reforço do volante no meio-campo, Hugo Moura tem a possibilidade de retornar à zaga para formar a dupla com Robert Renan.
Vasco e Vitória se enfrentam neste domingo, às 16h (de Brasília), pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Fonte: ge