Herói de última vitória do Vasco sobre o Urubu, Puma Rodríguez não tem permanência garantida em 2026
Flamengo 0 x 1 Vasco - Gol - 10ª rodada do Campeonato Carioca 2023
A última vitória do Vasco sobre o Flamengo ocorreu há 11 jogos, no dia 5 de março de 2023. O herói da ocasião foi um jogador que continua no elenco vascaíno: Puma Rodríguez. O lateral-direito, que deve ser improvisado na esquerda no clássico de domingo, não tem permanência garantida em 2026.
O contrato de Puma Rodríguez é válido até o fim de dezembro de 2025. Por mais que algumas conversas sobre renovação tenham começado em janeiro, não houve avanço significativo nas tratativas. E isso tem a ver com as duas partes.
O Vasco está em dúvida sobre a renovação com Pumita. O ge apurou, com pessoas ligadas à direção vascaína, que o lateral "ganha salário de titular", mas é reserva de Paulo Henrique pela direita. Então, o departamento de futebol não decidiu o tamanho do esforço que deve fazer para a permanência do atleta.
Puma Rodríguez também está reticente quanto ao tempo de jogo que vem recebendo no Vasco. A Copa do Mundo será disputada no meio de 2026, e o lateral gostaria de ter mais minutos em campo no próximo ano. Por isso, os empresários do atleta aguardam o clube apresentar um projeto esportivo mais interessante para o jogador — além de uma valorização financeira, conforme revelou o ge em maio.
O polivalente Pumita
Quando marcou o golaço de fora da área contra o Flamengo em 2023, Puma Rodríguez era titular absoluto da lateral direita do Vasco. De lá para cá, o uruguaio viu Paulo Henrique tomar conta da função. Mesmo assim, o uruguaio chegou a ser presença frequente no time vascaíno, sendo utilizado como reserva de PH, no ataque ou até mesmo na lateral esquerda.
No ano passado, com Rafael Paiva, Puma Rodríguez foi usado diversas vezes como um atacante pela direita, em uma dobradinha de laterais — já que o time tinha uma carência de pontas após as lesões de Adson e David.
Na atual temporada, Puma voltou à reserva de Paulo Henrique e foi menos utilizado. Com Fernando Diniz, o lateral recebeu oportunidades somente quando o titular estava fora de combate ou quando foi necessária uma improvisação na lateral esquerda, como ocorre neste momento.
O lateral-esquerdo titular, Lucas Piton, está no departamento médico, e o treinador vascaíno decidiu utilizar o uruguaio. Diniz optou por Puma improvisado nas partidas contra o Ceará e Atlético-MG, em São Januário, e no segundo tempo da classificação contra o Botafogo, no Nilton Santos, pela Copa do Brasil.
Puma Rodríguez disputou até agora 103 jogos oficiais pelo Vasco. Ele marcou sete vezes e deu oito assistências desde o início de 2023. O lateral foi contratado para a volta do clube à Série A, há dois anos, depois de se destacar no Nacional, do Uruguai.
Fonte: ge