Jogadores de Vasco e Urubu atuaram juntos contra time formado por atletas de Palmeiras e Corinthians em 1992
Em 1986, reportagem brinca com declarações de jogadores cariocas no Dia da Mentira
O 1º de abril é conhecido em muitos países como o Dia da Mentira. Porém, como o ge é um portal de notícias sério, nesta terça-feira vai recordar sete fatos referentes ao futebol que parecem terem sido inventados, mas que, acreditem, aconteceram de verdade.
- Veja a tabela do Campeonato Brasileiro
Ah, e por que foram sete os fatos escolhidos? Pura coincidência. 🤭
Vasco/Flamengo x Palmeiras/Corinthians
Tem como imaginar as duas maiores rivalidades do Rio de Janeiro e de São Paulo unidas em um jogo de futebol envolvendo os seus respectivos times? Pois é, isso aconteceu em um amistoso em janeiro de 1992, no Maracanã.
De um lado, um combinado dos jogadores de Flamengo e Vasco. Do outro atletas de Corinthians e Palmeiras. A intenção era promover a paz nos estádios (há 33 anos!), e ocasionou algumas "viradas de casacas" momentâneas.
Amistoso entre combinados Flamengo/Vasco x Corinthians/Palmeiras
No primeiro tempo, os times jogaram com as camisas de Flamengo e Corinthians, o que fez com que Bebeto, que havia ido para o Vasco em uma negociação polêmica em 1989 com o próprio Flamengo, voltasse a vestir as cores rubro-negras por noventa minutos.
Já na etapa final, as equipes cariocas voltaram usando o uniforme do Vasco e as paulistas o do Palmeiras. Com isso, o Maestro Júnior, ídolo do Flamengo, passou a atuar como cruzmaltino, enquanto Neto, ídolo da Fiel, voltou a vestir alviverde após quatro anos.
Também vestindo a camisa do Palmeiras, o amuleto corintiano Tupanzinho marcou um dos gol dos paulistas (o outro foi marcado pelo meia Paulo Sérgio). Bebeto, com a camisa do Vasco, marcou o de honra dos cariocas.
Piores seleções do mundo concorrem com final da Copa
No dia 30 de junho de 2002, os olhares do planeta estavam voltados para o estádio de Yokohama, no Japão, onde Brasil e Alemanha decidiram a Copa do Mundo (saudades do penta...). Melhor dizendo, nem todos os olhares.
Isso porque, duas horas antes da decisão, as seleções do Butão (país da Ásia) e de Montserrat (no Caribe) disputaram um amistoso. O que já era curioso se tornou insólito pelo fato dos dois países ocuparem, respectivamente, a 202ª e 203ª posições no ranking da Fifa. As duas últimas.
A partida, disputada no estádio Changlimithang, em Thimpu, capital do Butão, foi assistida por um público estimado de pouco mais de 20 mil pessoas, terminou com vitória dos donos da casa por 4 a 0 e virou um documentário chamado, não por acaso, de "A Outra Final", que pode ser assistido aqui.
149 a 0 ⚽⚽⚽⚽⚽⚽⚽⚽⚽⚽⚽⚽⚽⚽⚽(...)
Qual a maior goleada que você já assistiu? 4 a 0? 8 a 0? 10 a 0? 7 a 1? Pois saiba que qualquer uma fica longe da maior da história, que foi de 149 a 0, em 2002, pelo Campeonato de Madagascar. E com um detalhe. Todos os gols foram contra.
Mas claro, há uma explicação para um placar tão surreal. O jogo foi entre o SO l'Emyrne e o AS Adema, válido pela última rodada do quadrangular que definiria o campeão.
Porém, o AS Adema já entrou em campo com o título, uma vez que na rodada anterior, o SO l'Emyrne perdeu a chance de brigar pela taça ao ficar no empate em um jogo no qual reclamou bastante de um suposto pênalti não marcado a seu favor.
Assim, com a competição já definida, os jogadores do SO l'Emyrne, em forma de protesto, começaram a marcar um gol contra atrás do outro, a cada saída de bola. Um a cada 35 segundos. Após a partida, quatro jogadores do SO l'Emyrne e o técnico foram suspensos.
Palmeiras massacra futuro campeão da Champions por 6 a 1
Por falar em goleadas, o Palmeiras, que viria a entrar para a história ao marcar mais de 100 gols no Campeonato Paulista de 1996, teve como primeira vítima do ano nada menos que o Borussia Dortmund, então bicampeão alemão, e que viria a ser o campeão europeu e mundial no ano seguinte.
A goleada por 6 a 1, ainda teve como curiosidade o fato de ter sido aplicada não em São Paulo ou em Dortmund, mas no estádio Castelão, em Fortaleza, válida pelo extinto Torneio Euro América.
Palmeiras goleia Borussia Dortmund em amistoso realizado em Fortaleza em 1996
Rivaldo, com três gols, seria o artilheiro da noite, com o time treinador por Vanderlei Luxemburgo completando a goleada com Luizão, Cafu e Elivélton. O Palmeiras ficaria com o título ao empatar com o Flamengo no jogo final. Tudo por conta do saldo de gols.
Juventude goleia Benfica, com o melhor goleiro do Mundo
Na metade dos anos 90, o Juventude viveu seus anos de maiores glórias impulsionado pela parceria com a multinacional Parmalat, que também patrocinava o Palmeiras. Assim, os dois clubes disputaram em agosto de 1994, em São Paulo, a Copa Parmalat, junto com Peñarol e Benfica.
O Palmeiras ficaria com o título ao vencer, nos pênaltis, o Peñarol. Mas o resultado mais impressionante ocorreu na disputa do terceiro lugar, quando o Juventude goleou o Benfica por 4 a 0.
Se, pelo lado gaúcho, a equipe contava com volante Dorival Júnior, demitido na última sexta-feira da seleção brasileira, os portugueses tinham no gol o belga Michel Preud'homme, que acabava de ter sido eleito o melhor goleiro da Copa do Mundo e viria a ser o melhor do ano na posição pela Uefa.
Relembre a parceria do Juventude com a Parmalat e o Palmeiras nos anos 90
Gol mil de Pelé no Recife
A história conta que o milésimo gol do Rei Pelé foi marcado no dia 19 de novembro de 1969, de pênalti, contra o Vasco, no Maracanã. Porém, há também outras versões que divergem do local e da partida em que o maior jogador de todos os tempos teria alcançado a marca.
Uma delas virou manchete de um dos mais importantes jornais esportivos do País na época, a Gazeta Esportiva, que garantia que Pelé chegou ao seu gol de número mil no Recife, em uma partida contra o Santa Cruz, na Ilha do Retiro.
O responsável por noticiar que o gol histórico teria sido marcado na capital pernambucana foi jornalista Thomaz Mazzoni, então editor da Gazeta Esportiva e um dos mais conceituados profissionais da imprensa esportiva do País na época. Famoso também por se dedicar às estatísticas do futebol.
"Thomaz Mazzoni sentiu a presença de Pelé como o maior futebolista do mundo. Nós apenas registramos a evolução fantástica desse goleador sem fronteiras. Agora todo mundo faz reuniões, discursos e planos para a festa. Pois podem começar a festa, porque os mil gols foram completados ontem no Recife", diz trecho da reportagem da Gazeta.
Sport inaugura iluminação do Bernabéu, contra o Real Madrid
Um dos principais palcos do futebol mundial, o estádio Santiago Bernabéu teve seu sistema de iluminação inaugurado em maio de 1957 em um amistoso entre o Real Madrid e o..... Sport.
Excursionando pela Europa, a equipe pernambucana recebeu o convite para participar do amistoso de inauguração do sistema de iluminação, e não perdeu a chance de entrar para a história.
Poupando as suas principais jogadores visando o bicampeonato europeu (que viria a ser conquistado sobre a Fiorentina, no mesmo Bernabéu, dias depois) o Real venceu o Sport por 5 a 3, com os rubro-negros sofrendo os dois últimos gols apenas nos 20 minutos finais. O francês Raymond Kopa, que ganharia a Bola de Ouro de melhor jogador do continente no ano seguinte, fechou o placar.
Fonte: ge