Jogadores do Sub-15 e Sub-17 assistiram a palestra sobre racismo em São Januário
Segunda-feira, 29/11/2021 - 19:37
Projeto iniciado em outubro, o ciclo de palestras socioeducativas para os atletas das categorias de base do Vasco teve mais uma edição na manhã desta segunda-feira (29/11). O professor de História José Nilton Júnior bateu um papo com jogadores das categorias Sub-15 e Sub-17 no Salão de Beneméritos do Clube. A palestra contou com a presença do Gerente Geral da Base, Rodrigo Dias, além do Vice-Presidente de História e Responsabilidade, Horácio Júnior, e do Diretor de Inclusão e Equidade Racial, Leonardo Santos.

– Fico muito feliz de vir aqui falar para a base do Vasco sobre racismo. É um tema de extrema importância. Como professor, negro que também sofro racismo diariamente, falar sobre isso com esses meninos é muito importante. Que eles possam compreender o que é racismo. Não praticar e combatê-lo como futuros jogadores profissionais. Isso é muito importante na formação humana deles. E isso tem muito a ver com o Vasco também, que é um clube historicamente identificado no combate ao racismo. Então, eles como parte do Vasco, é fundamental que entendam e se posicionem – disse o professor José Nilton Júnior, antes do Gerente Geral da Base, Rodrigo Dias, completar:

– Aqui no Vasco a gente ensina muito mais coisas além do futebol. Estamos com um ciclo de palestras sócioeducativas, porque nos preocupamos com o ser humano e a formação integral do atleta. Tudo que envolve o dia-a-dia do atleta a gente busca pautar aqui nesse ciclo. Existe um respeito de todos e para com todos. Independente de raça, gênero, idade, condição social, financeira, nós temos que nos respeitar.

Este ciclo de palestras será frequente para os atletas das categorias de base, envolvendo diversos temas importantes para a sociedade e consequentemente, na formação dos atletas. A primeira foi realizada no dia 19 de outubro e foi comandada pelo urologista Marco Dionísio, que falou sobre as Doenças Sexualmente Transmissíveis e métodos de prevenção e tratamento.




Fonte: Site oficial do Vasco