Andrey vira arma nas cobranças de falta do Vasco
Sexta-feira, 09/04/2021 - 12:43
Andrey está confiante de que pode se tornar uma exceção à regra que diz que o futebol tem cada vez menos cobradores de falta de qualidade. O volante do Vasco marcou na vitória sobre o Tombense, quarta-feira, seu primeiro gol na temporada. O chute certeiro na bola parada é resultado de um ano de treino e do aumento da segurança para arriscar a finalização.

Desde o começo da passagem de Ramon Menezes como técnico do time da Colina, em abril de 2020, que o jogador incluiu os treinamentos de cobrança de falta à sua rotina. Atualmente, são de duas a três sessões de treino do fundamento por semana, que duram entre 30 e 40 minutos.

Depois da realização da atividade tática, ele e mais outros quatro jogadores (Zeca, Tenório, Marquinhos Gabriel e Morato) ficam sob os cuidados de um dos auxiliares de Marcelo Cabo, Fábio Cortez. A intensidade do treino de faltas é combinada com a fisiologia, para diminuir o risco de desgaste excessivo.

São treinadas tanto as cobranças de longa distância quanto as batidas mais próximas do gol adversário. Foi o caso da falta na partida contra o Tombense. Andrey, apesar de não ter o chute colocado como característica, acertou a batida e venceu o goleiro Felipe à base de precisão no chute forte.

— Fico contente em ajudar o Vasco com o gol. A cobrança de falta é um fundamento que tenho trabalhado muito com o Marcelo — afirmou Andrey logo após a partida pela Copa do Brasil.

Um elemento referente a Andrey explica o bom momento para as batidas: o jogador se diz com mais confiança para tentar as cobranças diretas, com o tempo de treino adquirido. Contra o Fluminense, levou perigo duas vezes, na primeira, a bola explodiu na trave.

Tem também o aspecto do estilo de jogo que Marcelo Cabo tenta implementar no Vasco. O treinador estimula seus jogadores a terem mais o controle da bola, incluindo no campo ofensivo. Com isso, a chance de o time sofrer faltas próximas à área adversária aumenta.

Moral com o treinador

Andrey, ao fim da temporada que terminou em rebaixamento, chegou a cogitar uma saída do Vasco. O jogador sentia a necessidade de respirar novos ares. A contratação de Marcelo Cabo mudou o cenário. O treinador conversou com o volante individualmente e afirmou que contava com ele para ser seu titular em 2021.

Por enquanto, o jogador corresponde à confiança, tanto que, diante da ascensão de Galarza na equipe, Bruno Gomes foi quem perdeu a posição. Cabo afirmou que o Vasco que iniciou o jogo contra o Tombense é o que ele considera ideal, com os jogadores que tem à disposição.



Fonte: O Globo Online