Novo técnico do Vasco, Ramon tem o carinho do grupo e o apoio da torcida
Terça-feira, 31/03/2020 - 07:33
Efetivado como novo treinador do Vasco, o ex-auxiliar Ramon foi escolhido por uma série de razões. Uma é óbvia: custará pouco aos cofres do clube. Mas também pesaram o vasto conhecimento que tem sobre o atual elenco e a história do clube. Os métodos de treinamento e o fato de ser um profissional aberto ao diálogo o fizeram cair nas graças do grupo de jogadores.

"Amado pelo grupo"

Ainda quando Abel Braga estava em seus últimos dias de clube, uma pessoa muito próxima ao grupo de jogadores do Vasco disse à reportagem do GloboEsporte.com que a efetivação de Ramon Menezes poderia ser uma boa opção. A mesma sustentava que o elenco "amava" Ramon e que os métodos adotados por ele nos treinamentos agradavam bastante.

O respeito se dava também pela disponibilidade do ex-meia, sempre aberto a ouvir os atletas e a passar experiências dos tempos de jogador, já que teve muito destaque enquanto profissional, principalmente no Vasco. O gosto de Ramon por discutir tática e jogos de outros adversários o aproximava ainda mais do time.

Auxiliar de Luxa no Vasco destaca trabalho e personalidade de Ramon

Quem dá declaração que ilustra perfeitamente a opinião do grupo é Maurício Copertino, auxiliar de Vanderlei Luxemburgo, técnico responsável por manter o Vasco na Série A em 2019 com trabalho consistente. Copertino destaca o conhecimento de Ramon e o entrosamento com o grupo de atletas.

- Achei uma ótima escolha da diretoria do Vasco. É um ótimo profissional, um ex-atleta que se preparou muito e tem uma ideia muito clara do que quer dentro do futebol. Além disso, tem um ótimo relacionamento com os jogadores e conhece eles, características que são pilares para um treinador ter sucesso dentro de um clube. Torço para que as coisas andem da melhor maneira possível e desejo muito sucesso ao Ramon.

Primeiro professor, Oswaldo de Oliveira elogia escolha do Vasco

A exemplo de vários jovens treinadores, Ramon fez estágios antes de exercer a função. Em 2013, esteve no Botafogo para aprender com Oswaldo de Oliveira, que aprovou a decisão do Vasco. Para Oswaldo, a combinação do perfil do novo comandante com o conhecimento que este tem do grupo pode render bons frutos.

Ramon foi uma escolha muito acertada do Vasco para assumir o cargo de treinador. Tive a oportunidade de conhecê-lo mais de perto em 2013, quando ele teve uma passagem pelo Botafogo, e pude perceber um profissional muito focado, dedicado e estudioso. Tenho certeza que poderá fazer um bom trabalho. Já estava no clube, conhece o ambiente e isso poderá ajudar também.

Carreira como treinador

Ramon estreou no cargo de auxiliar justamente no ano em que fez o estágio com Oswaldo no Botafogo. De 2013 a 2015, exerceu a função no Joinville, antepenúltimo clube de sua carreira de jogador.

Depois disso, enfim passou a atuar como treinador. Dirigiu os goianos Assev e Anápolis, voltou ao catarinenses Joinville, e ainda comandou os mineiros Guarani de Divinópolis e Tombense.

O Tombense, aliás, foi seu último trabalho antes do retorno ao Vasco, consumado em dezembro de 2018. Até levou o time às quartas de final do Campeonato Mineiro, mas uma sequência negativa na Série B custou seu emprego.

Treinos dos reservas sob sua responsabilidade

Ramon já comanda treinos desde o ano passado. Em 2020, não foi incomum vê-lo à beira do gramado, enquanto Abel Braga acompanhava tudo de um dos contêineres do CT do Almirante.

Esse tipo de trabalho o aproximou do elenco. Pedido de Alberto Valentim, o atacante Ribamar andava esquecido no ano passado até entrar numa partida contra a Chapecoense e marcar belo gol na vitória vascaína por 2 a 1. Após o triunfo, citou Ramon.

- Não estava tão bem no início do ano e acabei afastado, mas continuei trabalhando. Nunca fiquei desmotivado e sempre cheguei no treinamento buscando melhorar. Pensava na minha carreira e na minha família. Ramon me ajudou bastante, aprimorou minhas qualidades e sigo trabalhando para melhorar cada vez mais - disse Ribamar, em 16 de setembro do ano passado.

Não apenas os reservas, porém, têm esse sentimento de gratidão em relação ao novo treinador. As lideranças costumam conversar frequentemente com Ramon, e a reação à escolha da diretoria cruz-maltina foi muito positiva dentro do elenco.

Torcida o elegeu como ideal substituto para Abel em enquete

Em enquete realizada após Abel Braga se demitir, o Globoesporte.com perguntou quem seria o nome ideal para substituí-lo. Em votação apertada, Ramon Menezes foi o escolhido.

Ramon tem o apoio do grupo, o respeito de uma torcida que o idolatrou e a favor de si o fato de não causar grandes abalos aos já combalidos cofres vascaínos. É aguardar o tempo e os resultados para saber se a aposta foi acertada.



Fonte: GloboEsporte.com