Luxemburgo pode atingir meta de livrar o Vasco do rebaixamento no clássico diante do Urubu
Quarta-feira, 13/11/2019 - 18:47
Vanderlei Luxemburgo nunca negou. Inclusive quando se apresentou ao Vasco: é torcedor do Flamengo. A sinceridade do treinador trouxe desconfiança aos cruzmaltinos num primeiro momento, mas passados seis meses e à beira de cumprir a missão que estipulou em sua chegada, isso deixou de ser um problema.

Reverenciado muitas vezes em São Januário, o experiente técnico pode livrar, definitivamente, o Vasco do rebaixamento no Campeonato Brasileiro caso vença o Rubro-negro carioca hoje, às 21h30, no Maracanã.

Atualmente na 11ª colocação, o Cruzmaltino poderá, de quebra, ficar mais próximo do sonho de obter uma vaga na Copa Libertadores de 2020 caso supere o rival, ainda mais com a possibilidade de o G-6 se transformar em G-8, caso o Athletico-PR se mantenha entre os seis primeiros e o Flamengo se torne campeão da Libertadores deste ano (o que causa um dilema no torcedor vascaíno).

Os dois lados da moeda na tabela já fizeram Luxemburgo, de certa forma, cair em "contradição" algumas vezes, já que após uma sequência de vitórias, falou em "olhar para cima". Porém, quando as derrotas vieram, o treinador voltou com o discurso de sair da "zona da confusão", termo que popularizou para se referir à zona de rebaixamento, onde hoje está a oito pontos de distância.

Ontem (12), à véspera do jogo, Luxa voltou a fechar o treinamento para a imprensa, algo que não fazia desde antes da Copa América, o que demonstra a importância que o técnico tem dado ao duelo.

"Temos que avaliar o que será esse final de campeonato. Nossos planos matemáticos são para nos livrar do rebaixamento e depois tentar assegurar a Sul-Americana. Foi um jogo adiantado. É uma rodada com expectativa de todos. Eles também precisam somar pontos", declarou o zagueiro Oswaldo Henríquez.

Virou prioridade

Com seu trabalho bem avaliado pela diretoria e pelo torcedor, Vanderlei Luxemburgo tornou-se uma prioridade para o Vasco em 2020. Seu atual contrato termina em dezembro e o treinador já manifestou estar feliz em trabalhar no Cruzmaltino, mas sua renovação passará bastante pelo cumprimento da promessa do presidente do clube, Alexandre Campello, de quitar todos os salários atrasados antes que o elenco entre de férias.

Confira as probabilidades do Vasco de acordo com sites especializados:

- Chance de Gol

Título: 0%
Libertadores: 0,3%
Sul-Americana: 88,1%
Rebaixamento: 0,07%

- FiveThirtyEight

Título: 0%
Libertadores: não calcula
Sul-Americana: não calcula
Rebaixamento: 1%

- Infobola

Título: 0%
Libertadores: 0%
Sul-Americana: não calcula
Rebaixamento: 1%

- Probabilidades no Futebol/UFMG

Título: 0%
Libertadores: 1,3%
Sul-Americana: 90,7%
Rebaixamento: 0,11%



Fonte: UOL