Sorteio da Copa do Brasil 2019 acontece nesta 5ª; veja os potes
Segunda-feira, 10/12/2018 - 18:39
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) fará na quinta-feira, a partir das 20h (horário de Brasília), o sorteio dos primeiros duelos da edição da Copa do Brasil de 2019 – o evento terá transmissão ao vivo no GloboEsporte.com.

A CBF ainda não divulgou os potes, mas, como o ranking nacional já foi divulgado pela entidade, é possível prever onde cada clube integrante da competição será posicionado para o sorteio.

A edição de 2019 da Copa do Brasil seguirá os moldes do torneio deste ano. A primeira e a segunda fases serão com jogo único. Na primeira, o mando de campo será do clube pior ranqueado, enquanto que na fase seguinte o mando será definido por sorteio.

Onze equipes já estão classificadas diretamente para as oitavas de final da Copa do Brasil do ano que vem. O Cruzeiro, que é o atual bicampeão da competição, é uma delas. Além da Raposa, os times que terminaram no G-6 do Campeonato Brasileiro também entram na disputa diretamente nas oitavas de final: Palmeiras, Flamengo, Internacional, Grêmio, São Paulo e Atlético-MG, que vão disputar também a Libertadores.

O Atlético-PR, sétimo colocado do Brasileirão, também entra mais tarde na Copa do Brasil, assim como Sampaio Corrêa, campeão da Copa do Nordeste, Paysandu, campeão da Copa Verde, e Fortaleza, campeão da Série B. Todos estão isentos de disputar as quatro primeiras competições.

Já os outros 80 classificados para a competição nacional vão em busca de mais cinco vagas nas oitavas. No sorteio desta quinta-feira, esses 80 clubes estarão divididos em 8 potes, com 10 em cada, de acordo com suas pontuações do ranking nacional.

O sorteio dos confrontos da primeira fase vai ser dirigido da seguinte forma: Pote A x Pote E; Pote B x Pote F; Pote C x Pote G; Pote D x Pote H.

Confira os potes do sorteio Copa do Brasil:

POTE A
Santos, Corinthians, Chapecoense, Botafogo, Fluminense, Vasco, Bahia, Sport, Vitória e Ponte Preta

POTE B
América-MG, Coritiba, Avaí, Figueirense, Ceará, Goiás, Atlético-GO, Paraná, Santa Cruz e Criciúma

POTE C
Luverdense-MT, Juventude, CRB, Vila Nova, Londrina, Náutico, Oeste-SP, Joinville, Boa Esporte-MG e Brasil de Pelotas

POTE D
ABC, Guarani, CSA, Botafogo-PB, Cuiabá, Tupi-MG, América-RN, ASA-AL, Remo, Ypiranga-RS

POTE E
Tombense-MG, Moto Club-MA, Rio Branco-AC, Juazeirense-BA, Campinense-PB, Aparecidense-GO, River-PI, Ferroviário-CE, Altos-PI e São José-RS

POTE F
URT-MG, Brusque-SC, Itabaiana-SE, Central-PE, Sinop-MT, Boavista-RJ, São Raimundo-PA, Sergipe, São Raimundo-RR, Real Ariquemes-RO

POTE G
Imperatriz-MA, Brasiliense, Tubarão-SC, Manaus, Corumbaense-MS, Palmas, Fast Club-AM, Americano-RJ, Foz do Iguaçu-PR e Atlético-CE ou Dom Bosco-MT*

POTE H
Votuporanguense-SP, Ypiranga-AP, Sobradinho-DF, Serra-ES, Operário-MS, Bragantino-PA, Galvez-AC, Santa Cruz-RN, Avenida-RS e Atlético-CE ou Mixto-MT*

* Uma das vagas do Mato Grosso na Copa do Brasil 2019 é oriunda da Copa Federação Matogrossense de Futebol, que será decidida nesta terça-feira. Caso o Dom Bosco-MT (117º do ranking nacional) se sagre campeão, a equipe vai para o Pote G e o Atlético-CE cai para o Pote H. Caso o Mixto-MT (218º do ranking nacional) fique com a taça, o clube vai direto para o Pote H no sorteio.



Fonte: GloboEsporte.com