Paulinho relembra jogo marcante no Independência e fala da situação do Vasco
Quinta-feira, 15/11/2018 - 14:29
O atacante Paulinho, ex-Vasco e atualmente no Bayer Leverkusen, da Alemanha, está em Belo Horizonte, com a seleção brasileira sub-20, para o amistoso desta quinta-feira, contra a Colômbia, às 16h (de Brasília), no Independência. Será o segundo jogo dele no estádio do bairro Horto. O primeiro, há pouco mais um ano, foi com a camisa cruzmaltina. E foi, sem dúvida, o jogo mais marcante da carreira profissional de Paulinho até aqui.

Ele tinha apenas 17 anos e não havia sido titular do Vasco nenhuma vez. Tinha dois jogos como profissional, os dois saindo do banco de reservas. Na véspera da partida, foi informado que jogaria contra o Atlético-MG, no Independência, naquele jogo válido pela 16ª rodada do Brasileirão 2017. Era um confronto direto entre dois times que lutavam por uma vaga na Libertadores

- Lembro muito bem. Um dia antes do jogo, o filho do Eurico Miranda, que era um dos diretores do Vasco, virou para mim e para o Paulo Vitor e disse que a gente ia jogar. Eu tinha 17 anos. Ele fez esse comentário, a gente comentou que chegou nossa hora. O Milton Mendes (treinador do Vasco naquele jogo) deu a oportunidade. O jogo era difícil, o time do Atlético-MG era bom. Eu sabia que o momento era difícil para a gente, mas era o meu momento.

O otimismo da véspera virou realidade no dia do jogo. Paulinho foi o nome daquela partida, resolveu, com dois gols, e deu um passo importantíssimo para a consolidação como profissional e titular do Vasco. O Vasco venceu por 2 a 1 (relembre os melhores momentos no vídeo abaixo). Menos de um ano depois, foi negociado ao futebol europeu.

- Os lances vêm à cabeça. E tudo aquilo que eu passei para chegar naquele momento. Foi muito gratificante. É uma lavagem (alívio) total quando você faz os dois gols. Me deixou muito leve e à vontade para eu dar um pontapé ideal na carreira. Esses dois gols me fizeram muito bem. Foi o pontapé inicial para deslanchar.

Paulinho voltou ao Independência a convite da reportagem da TV Globo/SporTV e do GloboEsporte.com para relembrar aquele jogo e conversar sobre a carreira. O jogo, de fato, ficou muito marcado na memória do garoto, que lembra de detalhes daquele duelo com o Galo.

- Lembro que no primeiro toque na bola eu errei um domínio. O Gilberto tocou para mim, fui dominar com a sola do pé, a bola passou e saiu. A torcida fez um barulho, estava cheio, o Atlético-MG precisava ganhar. Aí mudei de lado, comecei a jogar pela esquerda. Logo aos 12 minutos, saiu o primeiro gol. Aí me soltei. Estava preso um pouco, mas foi só alegria quando eu me soltei - disse sobre o início da partida.

- Foi um escanteio ou uma jogada de cruzamento do Atlético-MG. Nosso zagueiro rebateu, o Guilherme Costa pegou a bola e veio arrastando. Eu vim acomapanhando. Só que eu estava muito atrás e junto com o lateral direito deles, que estava na minha cola. Ele estava na minha frente. Com muita velocidade, consegui ultrapassar. O Guilherme me passou a bola, eu dominei, cortei para a direita e acertei o chute no ângulo. Foi para lavar a alma. Ninguém acreditava, nem eu. E foi o gol da vitória. Para mim, foi muito importante - comentou sobre o segundo gol.

Os dois gols de Paulinho naquele jogo foram históricos. Ele se tornou o jogador mais novo a marcar um gol pelo Vasco no Brasileirão e, também, o primeiro atleta nascido nos anos 2000 a balançar as redes na Série A.

A Alemanha

Paulinho foi negociado ao Bayer Leverkusen em abril de 2018, mas só pôde se apresentar em julho, quando fez 18 anos. Ele ainda não deslanchou por lá. Fez nove jogos, apenas um como titular, e ainda não marcou gols.

- Estou numa fase de adaptação ainda, mas sei o que posso jogar, estou à disposição do treinador para jogar, eles também já viram isso. Acho que falta um pouco mais de oportunidade, mas estou buscando. Trabalhar para passar uma boa impressão para todos, como passei antes de ir para lá. É ser feliz e fazer o que eu sei. O primeiro gol, quando vier, vai facilitar muito. Quando eu tiver oportunidade, vou agarrar da melhor maneira para ser feliz e fazer tudo o que eu fazia aqui.

A Seleção

O Brasil, logo após a Copa do Mundo da Rússia, deu início a um processo de renovação da Seleção já pensando na próxima Copa. Vários jogadores jovens estão sendo convocados por Tite, e os garotos da sub-20 sabem que podem, em breve, jogar na principal. Paulinho é um deles, mas não tem pressa.

- O que é passado para a gente é que está tendo uma avaliação muito boa da nossa categoria, da nossa faixa etária. Acho que não temos que nos preocupar muito com isso. Somos jovens ainda, temos muita coisa a buscar. Particularmente, trabalho assim. Procuro trabalhar por etapas para, quando chegar meu momento, estar bem focado e fazer aquilo que eu sei bem.

Pensando na Seleção sub-20 e no Sul-Americano, ele comentou a importância dos amistosos de preparação no Brasil e a expectativa para o Sul-Americano da categoria, que será disputado em janeiro de 2019, no Chile.

- Muito importante para a gente, porque sentimos saudade do clima daqui, do torcedor brasileiro. Isso nos faz muito bem. Vindo com a Seleção sub-20, entrosando cada vez mais com os jogadores que jogam aqui... Facilita para a gente chegar no Sul-Americano e fazer uma excelente competição. A expectativa é a melhor possível.

O garoto ainda não sabe se será liberado para jogar o Sul-Americano. Como a competição não é disputada em data Fifa, o Bayer Leverkusen pode não liberar.

- Ainda não teve essa conversa direta, mas a gente está vendo para que seja acordado o melhor para todo mundo. Se for para vir para a Seleção, vou vir muito feliz. Quero sempre estar aqui servindo meu país. Com certeza, sempre estou à disposição da Seleção, já falei isso para o professor (Carlos Amadeu). O ambiente é diferente do ambiente do clube, e isso me deixa muito leve para eu fazer o que mais amo.

E o Vasco?

Paulinho foi revelado pelo Vasco e ainda tem um coração cruzmaltino. Mesmo à distância, ele segue na torcida. O time não vive boa fase e luta contra o rebaixamento no Brasileirão. O atacante mostra certo receio, mas, acima de tudo, mostra otimismo.

- Preocupado, mas acho que quando o grupo coloca na cabeça que quer alguma coisa e trabalha para buscar aquilo, consegue. Acho que o Vasco tem tudo para sair desta situação.

Paulinho confia na reação do Vasco no Brasileirão — Foto: Guilherme Frossard

E nesta quinta, com a camisa da Seleção, a inspiração será justamente naquele jogo que, com a camisa do Vasco, ele resolveu.

- Já passou um ano, mas a gente vai procurar reencontrar os atalhos para procurar fazer, quem sabe, mais dois gols.

E aí, vai duvidar?





Fonte: GloboEsporte.com