Basquete: Vasco vence o Botafogo pelo NBB: 94 a 87
Sexta-feira, 16/02/2018 - 21:53
Atuando na Arena Carioca 1 na noite desta 6ª-feira, o Vasco derrotou o Botafogo pelo NBB por 94 a 87. Exceto por um breve momento no primeiro quarto, o Gigante da Colina esteve na dianteira do placar durante toda a partida. David Jackson foi o cestinha do jogo com 25 pontos e também se destacou nas assistências, com sete.

Fonte: NETVASCO


Vasco vence Botafogo e confirma ascensão no NBB 10

MAIS UMA VITÓRIA! Em grande exibição coletiva, o Vasco derrotou o Botafogo por 94 x 87, em partida válida pela oitava rodada do NBB 10. O clássico foi disputado na Arena Carioca 1, no Parque Olímpico da Barra da Tijuca, e contou com torcida única botafoguense. Com 25 pontos, David Jackson foi mais uma vez cestinha e destaque do confronto contra a equipe Alvinegra (fato que ocorreu nos últimos três duelos entre os clubes). O próximo jogo do Gigante do Basquete será no dia 01 de março, contra o Campo Mourão, fora de casa.

O JOGO

O foco da equipe vascaína desde o primeiro quarto era nítido. Buscando o ataque e firme na defesa, o Gigante do Basquete conseguiu dominar o começo do jogo e contou com a excelente pontaria de Renato, autor de nove pontos no período, que terminou com vitória vascaína por 30 a 21. O Almirante continuou a pressão sobre o adversário, que tentava o ataque mas esbarrava na boa marcação do quinteto de São Januário. O ala Gustavo, que vem brilhando no campeonato, acertou todos os nove pontos tentados e ajudou o Vasco a permanecer na frente, em um período em que o Cruzmaltino não fez nenhuma bola de dois, mas acertou seis bolas de três, além de quatro lances livres. os times foram para o intervalo com o Gigante em vantagem: 52 a 43.

No terceiro quarto, precisando se recuperar no confronto, o Alvinegro se lançou ofensivamente, porém, o Almirante não permitia o avanço. Tentando controlar a partida, a equipe vascaína pontuava e o período ficou empatado em 17 a 17, fechando o quarto com vitória cruzmaltina por 69 a 60. O quarto decisivo foi de David Jackson. O americano confirmou a maior pontuação do confronto com dois excelentes arremessos de três pontos, que deram tranquilidade para o time comandado pelo técnico André Barbosa. Administrando o placar, o Vasco seguir firme e fechou o marcador com vitória por 94 x 87.



Fonte: Site oficial do Vasco


Com David Jackson voando, Vasco vence e encerra sequência positiva do Botafogo

Botafogo e Vasco da Gama entraram em quadra na noite desta sexta-feira para um clássico válido pelo returno do Novo Basquete Brasil. De um lado, uma equipe que vinha de uma sequência de quatro vitórias no campeonato nacional. Do outro, um time em busca da regularidade, vindo de um resultado positivo em casa contra o Basquete Cearense. O jogo foi bastante equilibrado, e a torcida do Glorioso apoiou seus atletas, mas o Cruz-Maltino, liderado pelo cestinha David Jackson em grande dia, foi melhor e fez 94 a 87, encerrando a sequência de triunfos alvinegra.

Com 25 pontos, David Jackson teve aproveitamento impressionante: tentou cinco bolas de três e acertou todas, além de seis lances-livres em seis tentativas. Jackson só errou um arremesso de dois no jogo todo. Renato, Gustavo e Fúlvio, com 15, 13 e 11 pontos, respectivamente, se destacaram pelo Vasco. Pelo lado do Botafogo, Jamaal, com 17 pontos, e Átila, com 12 pontos e sete rebotes, chamaram a atenção.

- Meu jogo é igual sempre. Às vezes meto bola e às vezes não. O nosso time está crescendo, cada vez um pouco mais. Esse jogo foi importante, pois nos deu confiança - disse David Jackson, nome da partida.

Com o placar final favorável, o Vasco ficou com 40.9% de aproveitamento, sendo nove vitórias e 13 derrotas. O Botafogo é o 12º colocado, com 25% de aproveitamento, sendo 5 triunfos e 15 resultados negativos.

Antes da derrota para o Vasco da Gama, o Botafogo ganhou de Pinheiros, Liga Sorocabana, Basquete Cearense e Vitória. O Cruz-Maltino, por sua vez, havia vencido do Basquete Cearense. Antes disso, deixou escapar uma vitória que parecia certa diante do Rubro-Negro Baiano em casa.

O jogo

O Vasco abriu com enterrada de Renato em bola de Jackson, que fez de três logo depois. Douglas respondeu na mesma moeda. Renato ampliou no lance livre. Tatum fez de fora garrafão para o Botafogo. Átila apareceu no garrafão, e Giovannoni deu o troco. O jogo estava equilibrado. O americano do Glorioso voltou a aparecer com um tocaço contra Giovannoni. Fúlvio fez de três, e DJ ampliou em jogada individual. Tatum voltou a marcar de três, mas Jackson fez também para o Cruz-Maltino, que começou a abrir vantagem e fechou a parcial em 30 a 21.

Jamaal, Guga e Fabrício marcaram para o Bota. Hayes, Jackson e Nezinho marcaram de três para os vascaínos. A torcida acordou, mas a distância ainda era grande. No tapinha, Coimbra diminuiu. Guga aproveitou falha de Alexey e marcou, mas Gustavo, de três, reabriu a boa vantagem. Jackson converteu dois lances, e Jamaal acertou o fundamento duas vezes. Um fato curioso é que o time de São Januário não acertou nenhum arremesso de dois pontos no 2º quarto, mas matou seis bolas de três em 12 tentativas. O Cruz-Maltino saiu em vantagem para o intervalo: 52 a 43.

O Vasco abriu na 3ª parcial com Jackson em bola curta. Átila respondeu com cravada. Nezinho voltou a marcar de três. Douglas acertou lance livre. O Cruz-Maltino seguia na frente, e o Botafogo lutava muito. A torcida xingava a arbitragem a todo momento. Fúlvio fez de três. Átila voltou a pontuar. Renato fez quatro pontos, dois em lances livres, um em chute curto. Átila apareceu de novo com bola de dois pontos. Fúlvio acertou e ficou sentindo, mas levantou logo. O Bota teve uma reação no fim do quarto, mas o time de São Januário saiu em vantagem: 69 a 60.

Átila abriu no lance livre. O Vasco fez com Lucas. Nezinho bobeou, e Átila roubou para enterrar, levantando a torcida. Tatum, de três, deixou o Bota mais próximo. Jackson convertou dois lances, e o americano do Glorioso voltou a acertar de fora do garrafão. Fabrício, em chute curto, deixou os mandantes a seis pontos dos visitantes. Jackson, de três, segurou a reação. O Botafogo tentava tirar a diferença, mas Fúlvio, no lance livre, e Gustavo, em chute curto, frearam. Jamaal fez linda finta para pontuar. Gabriel fez de três, mas não deu. O Vasco fechou em 94 a 87.

Escalações:

Botafogo: Jamaal Smith, Douglas, Átila, Tatum e Gabriel. Suplentes: Guga, Fabrício, Rodrigo Bahia, Roberto, Coimbra, Varela e Guapi. Técnico: Márcio de Andrade

Vasco da Gama: Renato, David Jackson, Gustavo, Nezinho e Guilherme Giovannoni. Suplentes: Fúlvio, Chris Hayes, Dedé, Lucas, Alexei, Luiz Felipe e Bruninho. Técnico: André Barbosa

Próximos compromissos:

Depois do clássico, o Botafogo retorna à quadra no dia 20 de fevereiro, às 20h15 (de Brasília), contra o Minas Tênis Clube, na Arena Carioca 1, no Parque Olímpico do Rio de Janeiro. Já o Vasco da Gama só volta a atuar no dia 1 de março às 20h15 contra Campo Mourão como visitante.



Fonte: GloboEsporte.com


Estatísticas



Fonte: LNB


Galeria



Fonte: Flickr oficial do Vasco