Basquete: Arena Carioca 1 será palco de jogos de Vasco, Urubu e Botafogo no NBB
Quarta-feira, 18/10/2017 - 09:44
Palco das finais do basquete olímpico, a Arena Carioca 1 sediará os principais jogos de Flamengo, Vasco e Botafogo no NBB. Em toda a primeira fase, de novembro a março, serão 21 partidas. Caso avancem aos playoffs, todos os jogos serão no local, inclusive clássicos, que recerão apenas a torcida mandante.

A Autoridade de Governança do Legado Olímpico (AGLO), do Ministério do Esporte, cedeu o ginásio sem custo de locação. Em troca, os três clubes irão fazer em conjunto as adequações para que o local esteja apto a receber partidas. Em um primeiro momento, apenas a arquibancada mais próximas à quadra, com quatro mil cadeiras, estará abertos. Posteriormente, o segundo anel com 2.500 lugares será aberto.

— A AGLO disponibilizou a arena, entrou em entendimento com os clubes e só falta a assinatura — confirmou Paulo Márcio Dias Mello, presidente da AGLO.

A estreia está programada para 18 de novembro, um sábado, com Vasco x Mogi.

— Estamos correndo contra o tempo para colocar tudo em ordem. Caso não seja em novembro, em dezembro já estaremos com o local pronto — garantiu Fernando Lima, vice de esportes de quadra do Vasco. — Os clubes estão se unindo para resgatar o local para que futuramente a arena abrigue também outras modalidades, como handebol e vôlei.

Nesta terça-feira, o colunista Lauro Jardim informou que a seleção fará no mesmo local sua primeira partida como mandante pelas eliminatórias para o Mundial de 2019, contra a Venezuela, em 27 de novembro. O Brasil estreia na competição três dias antes contra o Chile, fora de casa.

— A arena está bem conservada, o que faltam são detalhes, como bancos no vestiário, banco de reservas e mesa de árbitro — explicou Gláucio Cruz, diretor geral de esportes do Botafogo. — Ée excelente para o basquete do Rio ter um equipamento que recebeu a final do basquete nos Jogos Olímpicos.

Em agosto, clubes e a federação estadual decidiram cancelar a edição de 2017 do campeonato carioca. Sem quadras disponíveis e com dificuldade de liberação de torcidas, os jogos teriam que acontecer sem torcida. Foi a primeira vez que o torneio não foi disputado desde 1924.

Fonte: O Globo Online