Em 2000, Vasco e Bahia empataram por 3 a 3 em Salvador; relembre
Domingo, 20/08/2017 - 13:19
Vasco e Bahia se enfrentam no próximo domingo em busca de reabilitação no Campeonato Brasileiro. O objetivo é nem lembrar que ano passado também se enfrentaram, mas pela Série B, para onde não querem voltar nunca mais. De fato, o lugar não codiz com a história dos clubes que já travaram grandes duelos na elite do futebol nacional.

Vamos relembrar então um encontro ocorrido em 2000,em Salvador, quando os times se enfrentaram pela faz de oitavas de final da Copa Joao Havelange , o Brasileirão daquela temporada. O clube carioca havia terminado a primeira fase do Módulo Azul na quinta colocação e enfrentava o Tricolor baiano, que terminara em décimo segundo, última vaga deste módulo, com a vantagem de poder empatar as duas partidas.

O clube de São Januário tinha Romário, Euler e os dois Juninhos em grande forma, mas o time da boa terra tinha a motivação de te derrotado o Cruzmaltino na primeira fase por 3 a 1 na Fonte Nova, mesmo local desta primeira partida.

O jogo:

E não deu nem pra respirar. Mal a bola rolou o time da casa patê pro ataque. Adriano crua da direita, Junior Baiano fura e acaba tocando a mão na bola: Lambança completa que resultou em pênalti convertido por Jorge Vagner. Pra completar, cinco minutos depois a bola é alçada sobre a área vascaína em cobrança de falta da direita. Junior Baiano da mole de novo e Maurício Fernandes testa para o barbante. Mas o time de São Januário procurou não se desesperar. Ainda mais porque a defesa baiana dava espaços. Pouco depois do segundo gol do Bahia, Romário deixa Clebson na cara do gol e o lateral vascaíno marca com categoria. Os anfitriões se assustam. É o suficiente para o vasco partir com tudo. Euler crza da direita e Romário emenda e deixa tudo igual. O time da casa sim começa a entrar em pânico e vai para o ataque sem organização alguma, deixando espaços para o vasco. Em um contragolpe o Bacalhau consegue uma falta na entrada da área. Junino bate com categoria e vira o placar.

Na segunda etapa, o ritmo intenso da primeira etapa cedeu lugar a uma lombeira da gota. Com touques lentos de lado a lado e com poucas chances de gol a partida se arrastava. Quando Adriano vai expulso aí mesmo que o vasco resolve administrar o placar. Poré, faltando pouco mais de dez minutos Odvan resolve dar uma emoção á partida marcando contra um gol que o juiz na súmula deu a Jean. Com o empate o Tricolor acorda e faz uma leve pressão eu o Vasco consegue suportar e leva a decisão para Rio podendo empatar até por dois gols.

Ficha Técnica:

Sábado, 25 de novembro de 2000.
Fonte Nova – Bahia 3 x 3 Vasco – Campeonato Brasileiro – Oitavas de Final – Jogo de Ida.
Árbitro: Oscar Roberto de Godoi.
Expulsão: Adriano Caruaru.
Gols: Jorge Vagner(pen) a 1', Mauricio Fernandes aos 5',Clébson aos 12', Romário aos 23' e Juninho Paulista aos 45' no 1º tempo; Jean aos 34' no 2º tempo.
Bahia: Emerson, Adriano Caruaru,Jean,Maurício Fernandes e Jefferson; Reginaldo Nascimento (Fabrício Carvalho), Vagner, Iranildo (Capixaba)e Jorge Vagner; Jajá e Dedé (Fabio Costa).Téc.: Evaristo de Macedo.
Vasco: Helton, Clébson, Odvan, Junior Baiano e Jorginho Paulista: Jorginho (Alex Oliveira), Paulo Miranda, Juninho Paulista (Nasa) e Pedrinho; Euller (Zezinho) e Romário. Téc.: Oswaldo de Oliveira.



Fonte: Blog Caverna do Futebol