Mateus Vital fala do momento do Vasco no Brasileiro
Terça-feira, 25/07/2017 - 19:34
O amadurecimento de um atleta depende de muitos fatores. A autocrítica, sem dúvidas, é um deles. É através dela que o jovem jogador consegue detectar os pontos que precisam ser trabalhados, visando a manutenção do nível alto de atuações. A figura do treinador é fundamental nesse processo, pois a observação diária o faz saber o momento certo de lançar e/ou dar uma seguradas em cada uma das promessas.

Oitavo colocado do Campeonato Brasileiro, o Vasco da Gama vem chamando a atenção pelo grande número de pratas de casa utilizados. Mateus Vital, de 19 anos, foi um dos jogadores revelados em São Januário que mais atuou. O meio-campo teve um início avassalador, com atuações destacadas, porém não conseguiu manter a regularidade e acabou ficando de fora de três partidas. Diante do Atlético Mineiro, no domingo (23/07), o jovem retornou ao time titular e, assim como no princípio da competição, voltou a brilhar.

- Acredito que comecei muito bem, fazendo excelentes jogos, fui amadurecendo a cada jogo. Como é normal nessa idade, não consegui manter o alto nível do início do campeonato, mas o Milton conversou comigo, disse onde tinha que melhorar e me deu confiança. Eu vendo de fora é mais facil aprender onde errei para quando entrar impor o que foi falado fora. Ele falou comigo que eu iria ficar um pouco de fora para ver o que precisava melhorar. Eu percebi não só onde tinha que melhorar, mas o que a equipe precisava que eu fizesse. No último jogo, graças a Deus, eu voltei e fui bem, assim como toda a equipe - disse o armador.

O apoio vindo dos mais experientes tem sido fundamental para o bom desempenho não só de Mateus Vital, mas das outras promessas cruzmaltinas. Nomes como Martín Silva, Rafael Marques e Ramon costumam passar confiança para os caçulas do grupo antes das partidas. O momento excelente é fruto também da estrutura oferecida pelo Vasco aos Meninos da Colina, que usufruem do PROMOVE, projeto que os aproxima do ambiente do profissional antes mesmo da primeira oportunidade chegar. Nomes como Alex Teixeira e Philippe Coutinho, que hoje são referências no exterior, passaram por esse processo.

- Enxergo o momento da base como muito bom. A transição está sendo bem feita e os jogadores que subiram estão conseguindo encaixar no time e jogar, que é o mais importante. A presença dos mais experientes, com certeza, tem ajudado muito a todos nós nesse processo de transição, pois eles nos aconselham bastante. Essa conversa ajuda no amadurecimento de cada um de nós. É fundamental para os mais jovens contar com a ajuda dos mais experientes, importante demais tê-los ao nosso lado - avaliou Mateus Vital, reforçando em seguida as palavras do presidente Eurico Miranda, que aposta que a mescla entre jovens e experientes pode recolocar o Almirante na Libertadores.

- O momento do nosso time é muito. A cada jogo que passa a equipe está evoluindo, ganhando corpo, ganhando cara e jogando melhor. O ambiente é ótimo. Acredito Vasco pode chegar nas cabeças do campeonato. Se continuarmos nessa pegada, demonstrando essa vontade em todas as partidas, vamos conseguir o nosso objetivo, que é colocar o Vasco na Libertadores - concluiu o prata da casa.



Fonte: Site oficial do Vasco